I am music

No meio de tanto ruído surge a música.

Tuesday, September 13, 2005

Jay-Jay Johanson - Rush



Algumas críticas dizem que é um voltar ao seu início. Eu não acho, eu vejo-o no seguimento perfeito do álbum anterior "Antenna". Realmente é o seu melhor álbum depeois do álbum de estreia "Whiskey", na sua linha pop electrónico, desta vez ao contrário do anterior foi mais linear, mais consistente, mais directo, mais simples, produzindo assim um muito melhor resultado. Apesar das críticas do álbum anterior, eu considero "Antenna" um álbum muito importante na sua carreira, foi o momento em que Jay-Jay quis dizer ao mundo que a sua melancolia tinha muito para dar, senti nele um facto de explosão, de necessidade de expor, de mostrar ao mundo as suas fragilidades e as suas fraquezas.
"Rush" é um álbum consistente desde o seu início. O tema que dá nome ao álbum abre o mesmo dando o mote, já não sinto na sua voz aquele sofrimento inicial, continua aquela tristeza, mas eu sinto-na numa maior forma de celebração e de gozo. Ouvem-se passos, as primeiras melodias são tristes "I don't want to rush you now, if you want time to think, I can wait another year, but I can't promise anything (...)". Mas isto era só o moto, realmente ele não queria apressar ninguém, mas o ritmo vai crescendo e tornando-se cada vez mais dancável, no tema seguinte "The last of the boys to know", era perfeitamente uma faixa que podia ser inserida no álbum anterior, com aquele groove. A faixa "Teachers" é electrónica de anos 80. Eu percebo pouco do assunto, mas faz-me lembrar aqueles grupos que eu ouvia na disco, ou mesmo mais recententes como Daft Punk. Da mesma forma a faixa seguinte "Mirror Man". Depois acalma um pouco, regressando ao trip-hop, deixando uma pessoa respirar, e aqui sim voltando a respirar-se os primeiros tempos de Jay-Jay. Em parte é influência da mudança de produtores, abandonando o produtor de Antenna, ter voltado a trabalhar com o duo sueco Magnus Frykberg e Erik Jansson que já havia colaborado nos três primeiros álbuns e sendo depois o álbum produzido em estúdios em Paris por Jean-Pierre Ensuque.
Nas faixas seguintes volta o glamour-rock, o pop andrógeno, a electrónica, como a faixa "Because of You", "Another nite another love", "Rock it", terminando ao som de uma batida influente, o som do sintetizador, "if you just stop and listen, you might hear the words, that i'm trying to tell you, i guess you never heard (...)".

Rate: 8,5/10.

3 Comentários:

At 4:09 PM, Blogger Low Carb Ketogenic Diets escreveu...

This comment has been removed by a blog administrator.

 
At 5:39 PM, Anonymous Anonymous escreveu...

Ainda me falta ouvir o "Antenna" que ouvi dizer mudou um pouco a sonoridade, e dizem ser o mais fraco da carreira, mas dos anteriores gosto de todos os albuns, espero não me desiludir...

 
At 4:25 AM, Blogger O Puto escreveu...

Eu acho que a partir do excelente "Whiskey" foi sempre a descer.

 

Post a Comment

<< Home